quarta-feira, 8 de junho de 2011

LIDERANÇA EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA - 2011

Liderança Educacional e Gestão Escolar

Uma gestão escolar competente deve buscar comprometimento de todos os servidores da unidade, e envolver a família dentro da escola com respeito, harmonia, democracia e eficiência com isso seus objetivos serão alcançados com sucesso e terão uma educação de qualidade no Brasil em conformidade a LDB.
A grande dificuldade em realizar uma gestão de democrática. Envolvendo os pais, alunos e docentes, está justamente na desigualdade social, mas não só das classes sociais, mas na desigualdade dos vários sistemas de educação que são tão diferentes e desiguais que em 9 anos de PT NO PODER QUE, TINHA O DISCURSO DE EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE, como uma das teses, discutida e defendida ferrenhamente, nos palanques. O próprio não conseguiu fazer a lei do piso salarial ser aplicada, e respeitada. Lei não é para ser cumprida? Como diz Carlos Roberto Jamil Cury no texto "Constituição, LDB, educação e eficácia do direito à educação" em nosso guia de estudos; "A autoridade é a lei que, como a própria origem da palavra o diz é feita para ler e ser lida." Só para ler! Por isso que cada Governador ou Prefeito faz o que quer com ela e cumpre quando quer. Como pensar em um sistema que funcione nas três esferas com tanta desigualdade? Como pensar em educação de qualidade?
" O direito à Educação" a todos, sem distinção de raça e de cor está assegurado na Constituição Federal como também na LDB, com isso é dever do Estado proporcionar aos alunos total acessibilidade à escola, é preciso que a instituição escolar exista e junto com ela profissionais qualificados e bem remunerados para que saibam administrar os recursos financeiros e pedagógicos a afim de fazer uma escola transformadora da busca da cidadania.
Como a educação é direito de todos e dever do Estado o que prevê a constituição, mas sabemos que não basta, abri escolas e vagas, deve-se qualificar os profissionais e valorizá-los, dando às mesmas condições de trabalho e salários dignos, além colocar a família novamente como o papel primordial que é de acompanhar a educação dos seus filhos, hoje vemos famílias desestruturadas e preocupadas apenas como a frequência dos alunos para no final do mês receber o seu benefícios bolsa escola, porém esquecem do seu dever maior com a educação do seu filho o acompanhamento escolar, visitas frequentes a escola para vê como esta o rendimento dentre outras coisas, para termo hoje uma educação de qualidade devem fazer uma trabalho conjunto entre família, escola e Estado.
De acordo com o que está proposto na Constituição Federal Brasileira e na LDB, entendemos que enquanto profissionais formadores de cidadãos críticos e conscientes, devemos atuar na interface com a comunidade escolar e com os pais de alunos no contexto escolar, valorizando às questões relacionais e enfrentar com seriedade a recepção e acolhimento das famílias. Essa relação da escola com a família, é uma relação compulsória, porque quando os pais matriculam seus filhos,essa relação se estabelece. Porque todo aluno está referido a um grupo familiar. Precisamos pensar qual é a responsabilidade da escola e qual é a responsabilidade da família. São duas instituições com papéis diferentes, sendo que a responsabilidade da escola é com o desenvolvimento do ensino, valorizando o envolvimento da família no apoio a escolarização dos seus filhos, sem atribuir a responsabilidade da educação escolar aos fatores familiares. Da mesma forma, a família não deve atribuir à escola as funções que não é da escola. Então tem toda uma negociação necessária para se pensar estas novas fronteiras que se coloca entre a escola e a família. A questão é, como envolver as famílias para melhoria dos indicadores educacionais. Esse tipo de interação aponta para uma infinidade de possibilidade que a escola tem em relação a família, é preciso entender o que a escola quer ao se aproximar da família e de que forma ela tem que se estruturar.
Se tudo que é proposto na Constituição Federal e na LDB fossem acatado pelos Estados e União na íntegra, com certeza as escolas estariam respaldadas para se fazer um grande trabalho junto a comunidade escolar, pois para se ter um bom desempenho de seu papel, o gestor, juntamente com sua equipe teria condições cabíveis, de acordo com o PPP da escola e Regimento Escolar, para sanar e alcançar os objetivos propostos e ter uma educação de qualidade. Na verdade, tem que haver certa interação entre as partes: União, Estado, Município e Escola, tem que andar juntos, pois um depende do outro para que a Educação de nosso País, seja considerada uma das melhores no ranque mundial.
Visto que,o desempenho de uma escola esta ligado diretamente a forma de agir do grupo gestor envolvendo alguns padrões e características de um bom gestor para que se tenha uma escola de qualidade, a família e peça fundamental com participação na vida escolar de seus filhos, a escola deve criar mecanismo que facilite o envolvimento da família em toda a atividade escolar.
O grupo gestor deve se organizar de todo espaço físico e tecnológico, mas não se esquecendo do acolhimento dos alunos, professores funcionários e pais. Para que se desenvolva uma integração a família-escola, mas essa duas características deve estar associadas a organização curricular tornando assim uma escola fadada a sucesso e com bastante eficácia.
O gestor deve promover dentro e fora da organização discursões para que isto ocorra e tem que estar bem informado dos meios e fins institucionais, fazendo com que este transforme o seu em espaço de formação permanente e continuada. Fazendo sempre uma reflexão sobre suas praticas junto à comunidade escolar.
Pois sendo a escola um local promotor do diálogo, deve proceder-se à discussão sobre a gestão democrática da escola, sendo favorável a uma maior participação dos agentes educacionais, pais/alunos/professores e funcionários, onde todos se envolvam na construção da efetiva autonomia da escola. Estando a escola inserida no contexto social, deve tanto em sua proposta pedagógica como nas ações práticas do cotidiano escolar, oferecer um espaço amplo para a participação de todos os envolvidos no contexto educacional com objetivos comuns.
Em fim, uma boa gestão escolar tem que ser planejada de maneira que podemos prever e organizar de forma coerente podemos desenvolver as ações propostas, coordenando de forma participativa, verificando os resultados por meio de avaliações com os resultados obtidos , através dos quais podemos redirecionarmos se estes não estiver sendo satisfatório.

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