terça-feira, 5 de julho de 2011

PROGRAMA RECONHECER - JORNAL O POPULAR GOIÂNIA - GO


Reconhecendo a importância do professor
Publicado no jornal O Popular desta segunda-feira (4)
O caminho para se promover melhorias significativas na Educação passa, prioritariamente, pela valorização dos profissionais que atuam nas escolas. A sala de aula é o lugar mais importante dentro de um sistema educacional, e, por isso, precisamos de profissionais habilitados e experientes, como os professores efetivos. Valorizá-los por meio do programa Reconhecer, com um bônus a ser pago no final deste ano, representa também um grande avanço na educação goiana.

Desde o início desta nova gestão à frente da Secretaria de Estado da Educação, temos trabalhado para consolidar o processo de retorno dos professores às salas de aula e já registramos expressivas mudanças. Dos 14 mil docentes que estavam fora da regência, 4 mil já retornaram ao convívio direto com os alunos.

Mas a correção de distorções no quadro de professores efetivos – muitos estavam ocupando funções administrativas, burocráticas ou de monitoria em laboratórios e bibliotecas; registrou-se até um caso de professor com mestrado em matemática que era responsável por operar uma máquina copiadora - é um processo que precisa e vai avançar.

Por isso a criação do programa Reconhecer - Estímulo à Regência, com foco exclusivo no professor regente, ou seja, naquele profissional que estiver ensinando regularmente em sala de aula, que tiver assiduidade e que poderá receber – caso tenha carga horária de 40 horas – até R$ 1,5 mil.

O trabalho dos professores em sala de aula precisa ser reconhecido e valorizado, pois é neste local que está sendo construído o futuro de cada um dos 600 mil estudantes da rede pública estadual. O bônus, além de cumprir estes dois propósitos, colabora para pôr fim à idéia de que a carreira de professor é mais próspera fora da sala de aula. Se foi assim antes, não será mais. Vamos reunir as melhores condições para motivar os professores a ensinar, da melhor forma possível, os nossos estudantes.

Além disso, o mesmo bônus que incentiva o professor efetivo a voltar para a sala de aula contribuirá para viabilizar as condições de pagamento do Piso Salarial Nacional, pois nos permitirá economizar na contratação de professores temporários para suprir lacunas deixadas pelos profissionais que estavam em funções administrativas. E mais: o bônus nos ajudará a corrigir gradativamente o número de professores com uma determinada licenciatura que dão aulas em disciplinas diversas, pois o retorno daqueles que estavam afastados promoverá a readequação do quadro de pessoal da secretaria.

Reconhecer o esforço do professor, valorizá-lo, incentivá-lo a fazer o que ele sabe de melhor e ainda trabalhar com boas perspectivas, como a economia de recursos para o pagamento do Piso Salarial e a modulação de docentes em suas respectivas áreas de licenciaturas: tudo isso simboliza importantes passos que damos na construção de uma sala de aula onde todos os nossos alunos aprenderão de forma adequada. E que sairão de lá com reais oportunidades para uma vida melhor.

Thiago Peixoto é secretário da Educação do Estado de Goiás, economista e deputado federal licenciado.
http://www.see.go.gov.br

Nenhum comentário: