segunda-feira, 18 de julho de 2011

A REFORMA DO CEJA .PROGRAMA EDIFICAR


















Governador e secretário da Educação anunciam início de reformas de 71 escolas estaduais
Obras terão início na semana que vem; diretores e comunidade devem fiscalizar

O governador Marconi Perillo, em conjunto com o secretário da Educação, Thiago Peixoto, e o presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincón, assinou, na tarde desta quinta-feira (14), ordem de serviço para reformar 71 unidades escolares localizadas em 21 municípios goianos. Trata-se da primeira etapa do programa Edificar, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop).

De acordo com o secretário Thiago, a partir da próxima semana a execução das obras será iniciada nas escolas estaduais de forma simultânea. E para que as reformas terminem o mais rápido possível, ele pediu para que os diretores dessas unidades beneficiadas - que estavam presentes na solenidade -, comunicassem a secretaria caso haja qualquer problema no decorrer das obras. “Toda a comunidade escolar deve fiscalizar o trabalho”, reforçou.

No total, o pacote de reformas custará pouco mais de R$ 6 milhões ao Tesouro Estadual e a previsão é que o programa seja estendido, ao longo dos próximos meses, para todas as 440 escolas estaduais – de um total de 1.095 - que foram mapeadas pela Seduc no primeiro semestre como unidades que precisam de reparos emergenciais ou reformas. Para Thiago Peixoto, o investimento em infraestrutura é importante para que os alunos tenham um ambiente favorável ao aprendizado. “Essa é apenas uma das medidas que nos dão a certeza de que a Educação em Goiás está no caminho certo”, afirmou.

“Nós (Governo do Estado) escolhemos a Educação como prioridade absoluta. É através dela que elegemos nosso futuro. Nosso governo trabalha com afinco para tornar a Educação em Goiás referência no Brasil”, completou o governador, que reafirmou que o cuidado com as escolas será constante. “Só uma educação pública de qualidade pode dar chances iguais aos desiguais. Temos o compromisso de proporcionar mais e melhores oportunidades para a população goiana”, pontuou Marconi Perillo.

Para o presidente da Agetop, é “urgente e necessária” a reconstrução das unidades de ensino do Estado. “Vamos aproveitar o período de férias escolares para agilizar as obras”, confirmou. Jayme Rincón antecipou ainda que no ano que vem será lançado outro programa de manutenção dos prédios públicos que será iniciado pelas escolas. “Essa é só a primeira etapa de uma iniciativa que será executada de forma contínua”, garantiu.

Escolas em festa

A diretora Leicina Alves, do Colégio Estadual João Gomes (localizado no município de Anápolis e que conta com pouco mais de 220 alunos matriculados), comemorou o início imediato das obras. “A reforma veio em boa hora”, disse. Quem também aprovou a iniciativa foi o diretor recém-eleito do Colégio Estadual Assis Chateubriand, de Goiânia, Fernando Feliciano Moreira. “Faz seis anos que nossa unidade não via uma reforma. Estava precisando”, constatou.

Nenhum comentário: