terça-feira, 5 de julho de 2011

ESTÍMULO À REGÊNCIA - SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - NOTA

Programa Reconhecer também corrigirá distorções no quadro de professores
Bônus contribuirá para evitar que professores ministrem aulas de disciplinas diferentes de suas licenciaturas
Com o lançamento do Programa Reconhecer – Estímulo à Regência, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) trabalha para diminuir a falta de professores em sala de aula em todo o Estado. Um levantamento feito pelo próprio órgão, no início da gestão do secretário Thiago Peixoto, revelou que dos 29 mil docentes efetivos, mais de 14 mil exerciam atividades outras que lecionar.

O programa vai além: a meta é que corrija também distorções no quadro de pessoal, como o fato de um professor com uma determinada licenciatura ter que ministrar aulas de outras disciplinas. Com o retorno dos docentes à sala de aula, o objetivo é que a ocorrência de situações como esta sejam reduzidas drasticamente em toda a rede estadual.

E por falar em licenciaturas, outra importante ação em curso é a parceria da Secretaria de Estado da Educação com o Governo Federal no oferecimento de uma 2ª licenciatura - por meio da Plataforma Freire - para os profissionais que estão na regência de disciplinas de áreas distintas de sua formação. A capacitação faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores do MEC, que atende docentes das redes públicas estadual e municipais de ensino.

Em 2010 foram ofertadas cerca de 17 mil vagas para 30 cursos à distância e presenciais, aqui em Goiás, por meio da plataforma. Os cursos foram ministrados pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tais licenciaturas oferecidas aos professores de Goiás foram selecionadas pela Seduc a partir de desafios propostos pelo MEC para a construção de uma educação pública de qualidade.

Déficit - Outra boa expectativa quanto ao Programa Reconhecer é a diminuição do tradicional déficit de professores de algumas disciplinas, como física, química e artes. Com docentes retornando à atividade de regência - muitos cuja formação é em áreas do conhecimento de grande demanda e pouca oferta -, ganham os alunos, que terão formação ministrada por profissionais capacitados.

Iniciativas deste porte são imprescindíveis para reduzir a proporção desse problema, ilustrado por dezenas de casos de professores em contratos temporários que ministram aulas das disciplinas que mais carecem de profissionais na rede estadual, enquanto há professores efetivos com licenciaturas nestas áreas exercendo funções administrativas - foram constatados casos de docentes que tiravam xerox ou que eram responsáveis por análises de processos, por exemplo.

O programa Reconhecer tem como objetivo valorizar o professor que está em sala de aula e, assim, elevar o nível da qualidade do ensino oferecido na rede estadual. Com a medida, esse profissional poderá receber em dezembro deste ano um bônus de até R$ 1.500, de acordo com sua carga horária de trabalho. Com o programa, serão beneficiados os professores efetivos da rede estadual que estejam desempenhando função em sala de aula em escola regular a partir de 1º de agosto até 30 de dezembro, num total de 100 dias letivos.

Nenhum comentário: