quinta-feira, 5 de junho de 2008

PROJETO "MEMORIAL DO CERRADO"

































A busca do conhecimento nos dias atuais, deve ultrapassar a sala de aula, pois, só a teoria não é capaz de formar cidadãos conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e de um meio ambiente equilibrado.
Foi com esse objetivo que as professoras de Biologia, CARLENE SILVESTRE e FLÁVIA MEIRY ,juntamente com a coordenação, direção e estagiárias do curso de Biologia da UEG(Universidade Estatual de Goiás) organizaram uma visita dos alunos ( turmas 4º H, 4ºI e 1ºA turno matutino) ao memorial do cerrado
O principal objetivo da visita é que o nosso aluno possa reconhecer e relembrar os diferentes ambientes que contribuíram para a formação da nossa civilização, em diferentes períodos do tempo e áreas da conhecimento, destacando principalmente o estudo do Bioma Cerrado nos seus aspectos físicos, biológico e natural.
O memorial do cerrado é um projeto científico e cultural ralizado pelo Instituto Trópico Subúmido(ITS), localizado na Estação de Ciência São José no campus II da universidade Católica de Goiás (UCG).
Esse complexo cultural é composto por um museu de História natural, uma vila cenográfica do século XIX,um quilombo e aldeia indígina.Por meio desses espaços temáticos os alunos vivenciaram o conhecimento sobre a cultura e a vida dos povos do cerrado, além de refletirem a respeito da necessidade de se repensar sobre a exploração dos recursos naturais aliada à preservação ambiental. Muitos alunos fizeram uma "viagem" à infância e /ou às origens da família ao rever objetos e lugares cenográficos, o que nos causou verdadeira emoção.
O museu é formado por um amplo espaço de exposições, painéis e cenários que narram a história evolutiva do planeta TERRA. Com isso os alunos puderam ver fósseis que existiram há 600 milhões de anos. Fósseis de espécies de animais extintos que habitaram o cerrado. várias espécies de animais toxidermixados (empalhados) em tamanho natural, são expostos de maneira harmoniosa na sua vegetação característica, permitindo uma análise e reflexão da necessidade de preservação da fauna e flora do cerrado.
"Carlene Silvestre"

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito deste dia no memorial do cerrado. Aprendi muito com essa aula.
Jeovando 4ºI