terça-feira, 17 de junho de 2008

INCLUSÃO DIGITAL.

Dinamizador do LIE. CLEYDSON FERREIRA SOBRINHO
Projeto de Inclusão Digital




JUSTIFICATIVA

Há oito anos convivendo diretamente com alunos do CEJA, cheguei a conclusão de que muitos são as capacidades, porém pouco desenvolvidas devido a limitações que a própria vida impõe a esses alunos que também são trabalhadores: pai e mãe responsáveis diretos pela sobrevivência de outros.

Diante do exposto senti a necessidade de ajudar aos meus alunos a vencerem algumas barreiras impostas pelo mundo atual, uma delas é a utilização do computador como ferramenta de estudo e trabalho e, por isso, idealizei este projeto que busca inserir o aluno que, até então, não tinha nenhum contato com computador, excluído do mundo virtual.





OBJETIVO

Utilizando as competências e habilidades, ao final do projeto que o aluno saiba:
* ligar e desligar o computador;
* operar com WORD;
* digitar texto diversos usando WORD;
* criar seu próprio e-mail,
* comunicar em sala com os colegas do curso através de e-mail;
* navegar na internet;
*corresponder através do msn

CRONOGRAMA
* Inscrição: 18/02 à 22/02;
* seleção: 25/02 à29/02;
* início das aulas: 03/03;
* 1 aula de 60' por semana;
* total de turmas: 06 matutino, 04 vespertino e 03 noturno;
* horários: matutino e vespertino após o horário de aula e noturno antes do horário.
(nossa companheira de trabalho, fazendo inclusão, após o seu horário de trabalho, DIVINA ANTôNIO CUSTÓDIO SILVA, auxiliar de serviços gerais.)
Parabéns pela sua iniciativa!!!






METODOLOGIA

01 - O aluno será selecionado seguindo os seguintes critérios:
- maior idade e que não tenha conhecimento de informática, ou seja, que nunca tenha tido acesso ao computador;
- seja aluno da escola e que tenha a disponibilidade de assistir às aulas após ou antes do seu período de aula.
02 - As aulas serão ministradas da seguinte forma:
* 1ª aula: apresentação da máquina e manuseio livre, apresentação dos periféricos da máquina;
* 2ª aula: início do curso de digitação. Cujo o término dependerá do desempenho do aluno.
03 - Concluído o curso de digitação o aluno passará a utilizar o SOFTWARE WORD para digitar textos diversos.

04 - Criação de seu e-mail.
05 - Navegar na internet utilizando o Google para pesquisa.
06 - Utilizar o messenger para comunicação entre alunos.








RECURSOS
* Humanos: alunos do CEJA dos três turnos, coordenação e direção.
* Materias: 11 computadores, quadro de pincel, servidor, mesas, cadeiras, papéis e impressora.

AVALIAÇÃO

* A avaliação da digitação é quantitativa e qualitativa, feita pelo próprio programa.

* A avaliação do uso da internet será feita pela própria observação do dinamizador e a auto-avaliação pelo aluno ao final do curso.

* ao término do curso o aluno receberá um certificado de participação no projeto de INCLUSÃO DIGITAL.

Nenhum comentário: