segunda-feira, 20 de maio de 2013

II SEMANA CIENTÍFICA E CULTURAL DO CEJA De 07 a 10 de Maio Tema: Interdisciplinaridade INTRODUÇÃO A interdisciplinaridade surgiu no final do século passado a partir da necessidade de justificar a fragmentação causada por uma epistemologia de cunho positivista. As ciências foram divididas em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecida, pelo menos, um diálogo entre elas. Considerada pela ciência da educação como uma relação interna da disciplina “matriz” e a disciplinada “aplicada”, a interdisciplinaridade passou a ser um termo aceito na educação por ser vista como uma forma de pensamento. Segundo Piaget, a interdisciplinaridade seria uma forma de se chegar à transdisciplinaridade, etapa que não ficaria na interação e reciprocidade entre as ciências, mas alcançaria um estágio onde não haveria mais fronteiras das disciplinas, pois apenas a integração dos conteúdos não seria satisfatória. Os professores devem incentivar os alunos a construírem relações entre os diferentes conteúdos presentes nas diversas disciplinas do currículo. Trabalhar a interdisciplinaridade é uma possibilidade de relacionar conteúdos das diferentes áreas, respeitando as peculiaridades de cada uma destas áreas. A interdisciplinaridade rompe com os limites das disciplinas, visando garantir a construção de um conhecimento globalizante. Nesse sentido, Fazenda afirma que: A Interdisciplinaridade é um termo utilizado para caracterizar Colaboração existente entre disciplinas diversas ou entre setores Heterogêneos de uma mesma ciência (...) caracteriza-se por uma intensa reciprocidade nas trocas, visando um enriquecimento mútuo. (FAZENDA, 1996, p.41) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (PCNEM), “a interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. De fato, será principalmente na possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de estudo, pesquisa e ação que a interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do Ensino Médio”. A ação pedagógica através da interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola. Interdisciplinaridade é... A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral. A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas. Para isso será preciso, como propõe Ivani Fazenda, “uma postura interdisciplinar”, que nada mais é do que uma atitude de busca, de inclusão de acordo e de sintonia diante do conhecimento. Todos ganham com a interdisciplinaridade. Os alunos, porque aprendem a trabalhar em grupo, melhorando a interação com os colegas. Os professores, porque vêem compelidos pelos próprios alunos, a ampliar os conhecimentos de outras áreas. A escola porque a sua proposta pedagógica é executada de maneira ágil e eficiente. OBJETIVO GERAL Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos através de práticas pedagógicas inovadoras e criativas tendo em vista a formação cidadã dos educandos do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA). OBJETIVOS ESPECÍFICOS . Vivenciar situações concretas de cidadania de modo que o educando se perceba como sujeito histórico; . Elevar a autoestima dos alunos dos alunos através de atividades significativas e contextualizadas; . Sensibilizar os educandos no sentido de rever a escola como lugar prazeroso, atrativo e interessante; . Desenvolver atividades em que o educando percebam as normas da escola e os limites de cada um; . Exercitar a interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem dos conteúdos. METODOLOGIA: Exposição de trabalhos diversificados, trabalhos em equipes, Projeção de slides, socialização das produções dos alunos, experimentos físicos e químicos, entre outros. CRONOGRAMA Dia 07/05 – Terça-feira 1 – Abertura – Prof.: Cleydson Local: Auditório Professora Ana Celina Horário: Matutino, Vespertino, Noturno Apresentações: Poema “Todas as Vidas” Cora Coralina (2°D) 2 – Exposição de Trabalhos – hall da escola Área: Linguagem, códigos e suas tecnologias Matutino: • Histórias de vida em varal de redações – Prof. Maria Helena (1°A, B e C) • Língua Espanhola – Comidas típicas – Prof. Marizete • Cora Coralina – Prof. Márcia Simão • Carlos Drumond de Andrade – Varal de Poesias – Prof. Eliane (4°H) • Crônicas – Jornais Prof. Eliane (4°I) Vespertino: • Acróstico – prof. Neli – Turma 2°A e 3°B • Poesias – Prof. Sophia Noturno: • Sarau/ Poesia – Prof. Rodrigo (3°S e 3°T) • Poesia – Prof. Sophia (1°N, 1°O e 1°P) • Língua Espanhola – Comidas típicas – Prof. Marizete (4°U) • Saúde do Trabalhador – Prof Mirian (2°Q e R; 4°U e X) • A influência do Inglês em nossa língua (2°Q, R) Prof. Rosana Dia 08/05 – Quarta-feira QUARTA CULTURAL • Apresentação Musical (Matutino, Vespertino e Noturno) – Prof. Moisés e Prof Evaldo Robson Matutino: • Ademoaldo (2°E) – Apresentação Musical • Exposição de Produtos: • Matutino – Coord. Odisséia • Vespertino – Coord. Neli • Noturno – Coord. Lesley Dia 09/05 – Quinta-feira Área: Ciências Humanas e suas tecnologias Matutino: Apresentações: Apresentação Musical – Alunos da Prof. Eliane Exposição de Trabalhos – hall da escola: • Semana da Arte Moderna no Brasil – Prof. Paulo Turmas 4°H e 4°I • Arquitetura na antiguidade – Prof. Lídia Turmas 1°A e 1°C • Vespertino: • A evolução dos transportes – Vídeos, entrevistas, • e maquetes • Alunos do PIBID/História – Prof. Flávia Noturno: • A evolução dos transportes – Vídeos, entrevistas, maquetes (1°N, O e P) e (2°Q e R) Alunos do PIBID/História – Prof. Flávia • Semana da Arte Moderna no Brasil – Fotos dos artistas de 1922 – Prof. Paulo Cerrado (1°P, O) A Mulher do séc. XXI (3°S,T) Prof. Esther Dia 10/05 – Sexta-feira Área: Matemática e Ciências da Natureza Matutino: PALESTRA: Radioatividade e suas aplicações (PIBID/PUC – Licenciatura em Química) – 8:30 às 9h • Presença dos metais em nossa vida – aplicações favoráveis e desfavoráveis. (2°D) Prof. Ydilla • Tratamento de água nas cidades: como ocorre e sua importância para população - Prof. Ydilla – Turma 2°E • Exposição de cartazes sobre poluição atmosférica, chuva ácida, aquecimento Global - Prof. Ydilla (2°D/E) • Exposição de vidrarias de laboratório – Prof. Ydilla • Derivados do petróleo – Prof. Cida – Turma 4°H • Geometria dos Mosaicos – Prof. Cida – Turma 2°E • A arquitetura de Oscar Niemeyer e Sólidos Geométricos – Turma 3°F • Matemática e Física Interessante – Prof. Márcia Rezende – Turmas 1°A, B, C e 2°D e E. • Proteínas, Carboidratos e lipídios - Prof. Caetano - 1°A/B Vespertino: PALESTRA: Radioatividade e suas aplicações (PIBID/PUC – Licenciatura em Química) – 14:30 às 15h • “A Física em Show” – Prof. Márcia Rezende ( 1°J, 2°K) Alunos do PIBID/ Física • Óxidos e a poluição atmosférica – Prof. Ydilla - 2°K • Fisiologia: mecanismos diversos - Prof. Daniel - 3°L • Figuras Geométricas Planas – Prof. Neuma - Turma 3°B • Funcionamento do Vulcão – prof. Ydilla - Turma 1°J • Macromoléculas orgânicas – Prof. Ydilla - Turma 4°M • Exposição de vidrarias de laboratório – Prof. Ydilla Noturno: PALESTRA: Radioatividade e suas aplicações (PIBID/PUC – Licenciatura em Química) – 20:30 às 21h • Gráfico “violência” – Prof. Neuma (1°N, O e P) • “A Física em Show” – Prof. Márcia Rezende ( 1°N, O e P) Alunos do PIBID/ Física • A arte através do lixo – Prof. Ydilla – Turma 2°Q • Exposição de vidrarias de laboratório – Prof. Ydilla • Ação Social (3°S e T) Alcoolismo - Prof. Cida - 4°U e X Microscopia: a arte através das lentes. Prof.Daniel CULMINANCIA Exposição dos trabalhos a comunidade escolar. AVALIAÇÃO Será realizada durante todo o desenvolvimento dos trabalhos, observando a assiduidade; participação; criatividade e o desempenho de cada aluno, tendo em vista os objetivos propostos. REALIZAÇÃO CEJA – UNIVERSITÁRIO ORGANIZAÇÃO • GRUPO GESTOR Cleydson Ferreira Sobrinho (diretor) Carlene Silvestre de Oliveira (secretária) Sabrina Souza de Andrade (vice-diretora) • COORDENAÇÃO Matutino: Odisséia Terto M. Gonçalves Vespertino: Neli Pires Noturno: Lesley Magalhães • PROFESSORES DO CEJA Cida, Daniel, Caetano, Esther, Flávia, Ilêse, Inez, Leonice, Lídia, Luciane, Marcelo, Márcia Simão, Márcia Rezende, Márcia Oliveira, Marcondes, Marizete, Eliane, Maria Helena, Miguel, Mirian, Moisés, Neuma, Neli, Paulo, Pedro, Rodrigo, Rosana, Rosângela, Sophia, Ydilla. • APOIO TÉCNICO ADMINISTRATIVO • Maria das Dores, Luciene, Kleber, Juraci, Rosilva, • REFERÊNCIAS http://educador.brasilescola.com/gestao-educacional/postura-interdisciplinar-no-oficio-professor.htm BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: bases legais. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999. FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993. VASCONCELOS, Educardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 2002. JANTSCH, Ari Paulo, BIANCHETTI, Lucídio (orgs). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995

Nenhum comentário: