Este Blog é fruto da iniciativa do prof. Cleydson com o objetivo de divulgar o trababalho realizado no CEJA-Universitário bem como a sua maior riqueza: as pessoas que fazem parte dele.SONHO E REALIDADE
segunda-feira, 20 de maio de 2013
II SEMANA CIENTÍFICA E CULTURAL DO CEJA
De 07 a 10 de Maio
Tema: Interdisciplinaridade
INTRODUÇÃO
A interdisciplinaridade surgiu no final do século passado a partir da necessidade de justificar a fragmentação causada por u
ma epistemologia de cunho positivista. As ciências foram divididas em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecida, pelo menos, um diálogo entre elas. Considerada pela ciência da educação como uma relação interna da disciplina “matriz” e a disciplinada “aplicada”, a interdisciplinaridade passou a ser um termo aceito na educação por ser vista como uma forma de pensamento.
Segundo Piaget, a interdisciplinaridade seria uma forma de se chegar à transdisciplinaridade, etapa que não ficaria na interação e reciprocidade entre as ciências, mas alcançaria um estágio onde não haveria mais fronteiras das disciplinas, pois apenas a integração dos conteúdos não seria satisfatória. Os professores devem incentivar os alunos a construírem relações entre os diferentes conteúdos presentes nas diversas disciplinas do currículo.
Trabalhar a interdisciplinaridade é uma possibilidade de relacionar conteúdos das diferentes áreas, respeitando as peculiaridades de cada uma destas áreas. A interdisciplinaridade rompe com os limites das disciplinas, visando garantir a construção de um conhecimento globalizante. Nesse sentido, Fazenda afirma que:
A Interdisciplinaridade é um termo utilizado para caracterizar
Colaboração existente entre disciplinas diversas ou entre setores Heterogêneos de uma mesma ciência (...) caracteriza-se por uma intensa reciprocidade nas trocas, visando um enriquecimento mútuo.
(FAZENDA, 1996, p.41)
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (PCNEM), “a interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. De fato, será principalmente na possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de estudo, pesquisa e ação que a interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do Ensino Médio”. A ação pedagógica através da interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola.
Interdisciplinaridade é...
A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral. A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas. Para isso será preciso, como propõe Ivani Fazenda, “uma postura interdisciplinar”, que nada mais é do que uma atitude de busca, de inclusão de acordo e de sintonia diante do conhecimento.
Todos ganham com a interdisciplinaridade. Os alunos, porque aprendem a trabalhar em grupo, melhorando a interação com os colegas. Os professores, porque vêem compelidos pelos próprios alunos, a ampliar os conhecimentos de outras áreas. A escola porque a sua proposta pedagógica é executada de maneira ágil e eficiente.
OBJETIVO GERAL
Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos através de práticas pedagógicas inovadoras e criativas tendo em vista a formação cidadã dos educandos do Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
. Vivenciar situações concretas de cidadania de modo que o educando se perceba como sujeito histórico;
. Elevar a autoestima dos alunos dos alunos através de atividades significativas e contextualizadas;
. Sensibilizar os educandos no sentido de rever a escola como lugar prazeroso, atrativo e interessante;
. Desenvolver atividades em que o educando percebam as normas da escola e os limites de cada um;
. Exercitar a interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem dos conteúdos.
METODOLOGIA:
Exposição de trabalhos diversificados, trabalhos em equipes, Projeção de slides, socialização das produções dos alunos, experimentos físicos e químicos, entre outros.
CRONOGRAMA
Dia 07/05 – Terça-feira
1 – Abertura – Prof.: Cleydson
Local: Auditório Professora Ana Celina
Horário: Matutino, Vespertino, Noturno
Apresentações:
Poema “Todas as Vidas” Cora Coralina (2°D)
2 – Exposição de Trabalhos – hall da escola
Área: Linguagem, códigos e suas tecnologias
Matutino:
• Histórias de vida em varal de redações – Prof. Maria Helena (1°A, B e C)
• Língua Espanhola – Comidas típicas – Prof. Marizete
• Cora Coralina – Prof. Márcia Simão
• Carlos Drumond de Andrade – Varal de Poesias – Prof. Eliane (4°H)
• Crônicas – Jornais Prof. Eliane (4°I)
Vespertino:
• Acróstico – prof. Neli – Turma 2°A e 3°B
• Poesias – Prof. Sophia
Noturno:
• Sarau/ Poesia – Prof. Rodrigo (3°S e 3°T)
• Poesia – Prof. Sophia (1°N, 1°O e 1°P)
• Língua Espanhola – Comidas típicas – Prof. Marizete (4°U)
• Saúde do Trabalhador – Prof Mirian (2°Q e R; 4°U e X)
• A influência do Inglês em nossa língua (2°Q, R) Prof. Rosana
Dia 08/05 – Quarta-feira
QUARTA CULTURAL
• Apresentação Musical (Matutino, Vespertino e Noturno) – Prof. Moisés e Prof Evaldo Robson
Matutino:
• Ademoaldo (2°E) – Apresentação Musical
• Exposição de Produtos:
• Matutino – Coord. Odisséia
• Vespertino – Coord. Neli
• Noturno – Coord. Lesley
Dia 09/05 – Quinta-feira
Área: Ciências Humanas e suas tecnologias
Matutino:
Apresentações:
Apresentação Musical – Alunos da Prof. Eliane
Exposição de Trabalhos – hall da escola:
• Semana da Arte Moderna no Brasil – Prof. Paulo Turmas 4°H e 4°I
• Arquitetura na antiguidade – Prof. Lídia Turmas 1°A e 1°C
•
Vespertino:
• A evolução dos transportes – Vídeos, entrevistas,
• e maquetes
• Alunos do PIBID/História – Prof. Flávia
Noturno:
• A evolução dos transportes – Vídeos, entrevistas, maquetes (1°N, O e P) e (2°Q e R)
Alunos do PIBID/História – Prof. Flávia
• Semana da Arte Moderna no Brasil – Fotos dos artistas de 1922 – Prof. Paulo
Cerrado (1°P, O) A Mulher do séc. XXI (3°S,T) Prof. Esther
Dia 10/05 – Sexta-feira
Área: Matemática e Ciências da Natureza
Matutino:
PALESTRA: Radioatividade e suas aplicações
(PIBID/PUC – Licenciatura em Química) – 8:30 às 9h
• Presença dos metais em nossa vida – aplicações favoráveis e desfavoráveis. (2°D) Prof. Ydilla
• Tratamento de água nas cidades: como ocorre e sua importância para população - Prof. Ydilla – Turma 2°E
• Exposição de cartazes sobre poluição atmosférica,
chuva ácida, aquecimento Global - Prof. Ydilla (2°D/E)
• Exposição de vidrarias de laboratório – Prof. Ydilla
• Derivados do petróleo – Prof. Cida – Turma 4°H
• Geometria dos Mosaicos – Prof. Cida – Turma 2°E
• A arquitetura de Oscar Niemeyer e Sólidos Geométricos – Turma 3°F
• Matemática e Física Interessante – Prof. Márcia Rezende – Turmas 1°A, B, C e 2°D e E.
• Proteínas, Carboidratos e lipídios - Prof. Caetano - 1°A/B
Vespertino:
PALESTRA: Radioatividade e suas aplicações
(PIBID/PUC – Licenciatura em Química) – 14:30 às 15h
• “A Física em Show” – Prof. Márcia Rezende ( 1°J, 2°K) Alunos do PIBID/ Física
• Óxidos e a poluição atmosférica – Prof. Ydilla - 2°K
• Fisiologia: mecanismos diversos - Prof. Daniel - 3°L
• Figuras Geométricas Planas – Prof. Neuma - Turma 3°B
• Funcionamento do Vulcão – prof. Ydilla - Turma 1°J
• Macromoléculas orgânicas – Prof. Ydilla - Turma 4°M
• Exposição de vidrarias de laboratório – Prof. Ydilla
Noturno:
PALESTRA: Radioatividade e suas aplicações
(PIBID/PUC – Licenciatura em Química) – 20:30 às 21h
• Gráfico “violência” – Prof. Neuma (1°N, O e P)
• “A Física em Show” – Prof. Márcia Rezende ( 1°N, O e P) Alunos do PIBID/ Física
• A arte através do lixo – Prof. Ydilla – Turma 2°Q
• Exposição de vidrarias de laboratório – Prof. Ydilla
• Ação Social (3°S e T) Alcoolismo - Prof. Cida - 4°U e X
Microscopia: a arte através das lentes. Prof.Daniel
CULMINANCIA
Exposição dos trabalhos a comunidade escolar.
AVALIAÇÃO
Será realizada durante todo o desenvolvimento dos trabalhos, observando a assiduidade; participação; criatividade e o desempenho de cada aluno, tendo em vista os objetivos propostos.
REALIZAÇÃO
CEJA – UNIVERSITÁRIO
ORGANIZAÇÃO
• GRUPO GESTOR
Cleydson Ferreira Sobrinho (diretor)
Carlene Silvestre de Oliveira (secretária)
Sabrina Souza de Andrade (vice-diretora)
• COORDENAÇÃO
Matutino: Odisséia Terto M. Gonçalves
Vespertino: Neli Pires
Noturno: Lesley Magalhães
• PROFESSORES DO CEJA
Cida, Daniel, Caetano, Esther, Flávia, Ilêse, Inez, Leonice, Lídia, Luciane, Marcelo, Márcia Simão, Márcia Rezende, Márcia Oliveira, Marcondes, Marizete, Eliane, Maria Helena, Miguel, Mirian, Moisés, Neuma, Neli, Paulo, Pedro, Rodrigo, Rosana, Rosângela, Sophia, Ydilla.
• APOIO TÉCNICO ADMINISTRATIVO
• Maria das Dores, Luciene, Kleber, Juraci, Rosilva,
• REFERÊNCIAS
http://educador.brasilescola.com/gestao-educacional/postura-interdisciplinar-no-oficio-professor.htm
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e
quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros
curriculares nacionais: ensino médio: bases legais. Brasília: Ministério da
Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.
FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.
VASCONCELOS, Educardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia
e metodologia operativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o
currículo escolar. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
JANTSCH, Ari Paulo, BIANCHETTI, Lucídio (orgs). Interdisciplinaridade: para
além da filosofia do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário