domingo, 4 de setembro de 2011

COORDENADORES PEDAGÓGICOS

Pesquisadora divulga estudo sobre perfil dos coordenadores pedagógicos brasileiros
Vera Maria Placco, da Fundação Victor Civita, esteve em Goiânia na última segunda-feira

“A função básica de um coordenador pedagógico é trabalhar diretamente com os professores, mas muitos acabam por assumir outros papéis dentro das escolas. Passam a executar um trabalho muito pesado”, comentou a pesquisadora da Fundação Victor Civita, Vera Maria Placco, que ministrou palestra para tutores e coordenadores pedagógicos da Secretaria de Estado da Educação durante o "Fórum pedagógico: novos caminhos, novos olhares". O evento foi realizado na última segunda-feira, no auditório da Celg, no Jardim Goiás, na Capital.

Vera Maria veio à Goiânia divulgar o resultado da pesquisa “O coordenador pedagógico e a formação de professores: intenções, tensões e contradições”, realizada entre março de 2010 e março de 2011, em 13 Estados brasileiros. O estudo, coordenado pela Fundação Victor Civita, em parceria com a Fundação Carlos Chagas e o Ibope, foi conduzido em duas fases: quantitativa e qualitativa.

Segundo a pesquisadora, a primeira fase trouxe informações "valiosas" sobre o que realmente pensam os profissionais que estão à frente da coordenação das escolas. Já a segunda, identificou as potencialidades e as limitações desses profissionais da Educação. "Nós vimos coordenadores - 96% eram mulheres ¬- com muitas demandas, sendo que o tempo disponível não dá para realizar todas as atividades exigidas. Esse foi o principal problema encontrado em muitos Estados. Precisamos urgentemente de políticas pedagógicas para que esses profissionais exerçam melhor as suas funções. O esforço em conjunto das esferas federal, estadual e municipal também ajudariam bastante”, ressaltou Vera.

De acordo com a pesquisadora, não basta somente oferecer programas com conteúdos teóricos sem que o estudo esteja aliado à prática pedagógica. Ela também destacou a importância de um trabalho conjunto: “É necessário um trabalho em equipe, com o envolvimento de toda a comunidade escolar”.

Empenho

Em Goiás, a Secretaria de Estado da Educação está se empenhando cada vez mais para recuperar o verdadeiro papel dos coordenadores pedagógicos nas escolas. Dois cursos de formação continuada foram oferecidos aos coordenadores que assumiram a parte pedagógica das unidades educacionais neste semestre.

O objetivo dessa ação, segundo Raph Gomes Alves, chefe do Núcleo de Orientação Pedagógica da Seduc, é reforçar a identidade e melhorar o trabalho desenvolvido por esses profissionais nas unidades de ensino. “Queremos que os coordenadores entendam sobre liderança e saibam de fato quais as suas atribuições. Existe nessa gestão, uma vontade muito grande em transformar a Educação. Estamos no caminho certo”, destacou.


Na internet

O site www.tanaweb.tv fez a cobertura do evento e transmitiu ao vivo a palestra da pesquisadora. Confira:

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