quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PROJETOS CEJA-2010


ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E CONTINUADA
CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROJETOS

O DESPERTAR DA CIDADANIA

MEIO AMBIENTE E SAÚDE

VALORIZAÇÃO NACIONAL

CULTURA AFRO/INDÍGENA

COPA DO MUNDO

ELEIÇÃO

CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA

SISTEMA DE GOVERNO

HINO NACIONAL BRASILEIRO

ESPORTES

DOENÇAS EPIDEMOLÓGICAS

SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

Cinema na Escola
02/06 e 01/12 Olimpíada da Leitura
05/05/Importância da Água
Água – Preciosidade do Planeta.
03/03 Teatro na Escola Dia da Mulher
29/04 e 20/10 Revelação de Talentos
05/05 e 17/09 Coleta Seletiva de Lixo
21/04 e 13/11 Resgatando Nossas Raízes –Cidade de Goiás e Pirinópolis.
18/11 Cultura Afro/Indígena
30/03 História de Vida dos Indivíduos
15/05 IIICaipibrega Romântico
02/12 Da cultura Celta ao Thanksgiving
17/09 Sistema de Governo – Grandes Pensadores.
10/06 Calçada Ecológica
Agosto Eleições – Importância e pesquisa de intenção
05/05 Meio Ambiente Tudo Pelo Social
30/03 Páscoa na Escola
Decorrer do ano Inclusão Digital
Decorrer do ano Biblioteca Viva
15/05 e 04/11 FIATRA (Feira de Integração do Aluno Trabalhador)
02/06 História da Copa do Mundo - Brasil
07/04 e 06/10 Vivendo o Passado no Presente – Memorial do Cerrado.
Meses de maio e novembro Uso das TICS na Perspectiva Cientifica
Maio e Outubro Pesquisa Estatística –Doenças Epidemiológicas e Eleições
17/12 CEJA - Solidário
Obs: Os Projetos acima serão desenvolvidos por áreas de conhecimentos.



CEJA - CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


PROJETO
MEIO AMBIENTE E SAÚDE


Meio Ambiente – Dengue – Febre Amarela – Leiximaniose – H1N1

1- APRESENTAÇÃO

As transformações que o homem impôs ao ambiente vão determinar o jogo da evolução nos próximos milhões de anos e mudar o futuro da vida sobre a terra.
À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível.
Nos últimos séculos, um modelo de civilização se impôs, trazendo a industrialização, com sua forma de produção e organização do trabalho, além da mecanização da agricultura, que inclui o uso intenso de agrotóxicos, e a urbanização, com um processo de concentração populacional nas cidades.
A tecnologia empregada evolui rapidamente com conseqüências indesejáveis que se agravam com igual rapidez. A exploração dos recursos naturais passou a ser feita demasiadamente intensa. Recursos não renováveis como o petróleo, ameaçam escassear. De onde se retira uma árvore, agora se retiram centenas. Onde moravam algumas famílias, consumindo alguma água e produzindo poucos detritos, agora moram milhões de famílias, exigindo imensos mananciais e gerando milhares de toneladas de lixo por dia. Essas diferenças são determinantes para a degradação do meio onde se insere o homem. Sistemas inteiros de vida vegetal e animal são retirados de seu equilíbrio. E a riqueza, gerada num modelo econômico que propicia a concentração de renda, não impede o crescimento da miséria e da fome. Algumas das conseqüências indesejáveis desse tipo de ação humana são, por exemplo, o esgotamento do solo, a contaminação da água e a crescente violência nos centros urbanos.
O trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à sua proteção e melhoria. Para isso é importante que possam atribuir significado àquilo que aprendem sobre a questão ambiental. E esse significado é resultado da ligação que o aluno estabelece entre o que aprende e a sua realidade cotidiana, da possibilidade de estabelecer ligações entre o que aprende e o que já conhece, e também da possibilidade de utilizar o conhecimento em outras situações. A perspectiva ambiental oferece instrumentos para que o aluno possa compreender problemas que afetam a sua vida, a de sua comunidade, a de seu país e a do planeta.
Não podendo desvincular-se do Meio Ambiente algumas questões relacionadas à saúde, pois existem graves problemas com relação aos resíduos domésticos e industriais, lixo exposto sem encaminhamento adequado, água parada que atrai insetos e outros animais (como ratos), muitos transmissores de doenças, como hoje no Brasil, o caso da dengue e atualmente da febre amarela.
O rio Meia Ponte, está ligado à história do Estado de Goiás. Antigamente era um rio piscoso e largamente usado para o lazer; com o passar do tempo transformou-se num canal onde as indústrias da região passaram a jogar seus detritos industriais. Existe um programa do Governo do Estado para despoluir o rio Meia Ponte. Embora já esteja em prática, o programa ainda não alcançou seu objetivo.
Este plano visa também desenvolver o hábito da coleta seletiva de lixo, de forma eficaz para contribuir com o desenvolvimento do meio ambiente sustentável, sensibilizando e despertando no(a) educando(a) assim como na comunidade o sentimento e pensamento críticos de agentes transformadores da realidade, para uma Educação Ambiental sustentável.
Frente a esta realidade da coleta seletiva de lixo e ao novo contexto que se propôs, torna-se necessário um estudo mais aprofundado desta realidade no que se refere ao planejamento, execução e avaliação das atividades-ações, à participação da comunidade em geral para produção de conhecimentos que possam orientar as nossas práticas nessa temática.
Nesta perspectiva, este trabalho será desenvolvido com a participação de todo o coletivo da Escola, os(as) educando(as) e a comunidade em geral, com vista a despertar a consciência pela preservação, a perceber-se como ser integrante, dependente, transformador e que, principalmente, tem atitudes de conservação.
É de fundamental importância que no decorrer deste processo, reflitamos sobre o nosso papel de educador-pesquisador e de sermos sujeitos do processo educativo (educandos e profissionais da Educação) em parceria com a comunidade local geral, pois este plano de ações só será executado com nosso envolvimento pessoal e institucional.

2- JUSTIFICATIVA

A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida. Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da equidade.


3- OBJETIVOS

a) Meio Ambiente:
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada de mundo, tanto no tempo como no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fatos naturais e humanos a esse respeito, desenvolva suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com seu meio, colaborando para que a sociedade seja ambientalmente sustentável e socialmente justa; protegendo, preservando todas as manifestações de vida no planeta, e garantindo as condições para que ela prospere em toda a sua força, abundância e diversidade.
b) Saúde
A educação para a Saúde cumprirá seus objetivos ao conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde ao seu alcance.


4- AÇÕES / CRONOGRAMA

· Promover palestras sobre Educação Ambiental em formações básicas sobre a dengue, a H1N1, Leiximaniose, a febre amarela e os agentes transmissores;
Ø Agendado palestra com o Centro de Zoonozes.
Ø Agendar palestra com o Acadêmico de Enfermagem sobre: Conceitos Básicos de Higiene Pessoal e Nutrição.
· Orientações e entrega de material informativo para a comunidade escolar e vizinhanças;
· Como prevenir contra essas doenças;
· Exposição de vídeo sobre a dengue;
· Formar dentre os educandos agentes e agentes mirins, para conscientizar a comunidade;
· Visita a Vila Ambiental – Trilha ecológica e palestra;
· Montagem de gráfico das pessoas infectadas;
· Mapear e mostrar os lados negativos e positivos da ação do homem na natureza e valorizar a preservação;
· Visitar locais onde se possa perceber a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades;
· Observar o lixo jogado nas ruas e estabelecer uma comparação entre a situação das ruas e a do pátio da Escola;
· Pesquisar sobre a coleta de lixo em Goiânia;
· Observar a escola antes do início das aulas, antes e depois do recreio e no final das aulas, em grupos, realizar a coleta do lixo e trabalhar a seleção de materiais (papel, plástico, vidro e alumínio);
· Entrevistar os catadores de lixo em aulas-passeio;
· Falar sobre a importância de não poluir os rios e córregos;
· Preparar uma passeata ecológica;
· Montar um mural com o material pesquisado e produzido;
· Visitar o Bioparque Jaó (“O Safári do Cerrado”) e/ou Memorial do Cerrado;
· Apresentar objetos reciclados que já são comercializados como: agendas, cartões e artesanatos;
· Demonstrar/informar a grande economia de energia e recursos naturais que representa o papel reprocessado;
· Confrontar os conhecimentos prévios com os atuais e verificar se os conceitos sobre Educação Ambiental foram ampliados;
· Visitar a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto);
· Apresentar um teatro para a comunidade na finalização do plano e Mostra de atividades culturais produzidas na escola;
· Realizar uma atividade cultural para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia(05/06);
· Selecionar papel, alumínio e plástico da Escola para instituições de reciclagem e, em contrapartida, angariar recurso para beneficiar a escola.

5- AVALIAÇÃO

Contando com o desempenho de todos, propõe-se uma avaliação pautada na ação-reflexão-açao. Ela será processual, com observações contínuas e registros, visto que os resultados obtidos estão relacionados aos objetivos propostos, a fim de constatar avanços, dificuldades e reorganizar os trabalhos se necessário, e orientar a tomada de decisões, determinando modificações, se necessário for, para melhor cumprir as exigências dos objetivos.



PROJETO
“O DESPERTAR DA CIDADANIA”

HINO NACIONAL BRASILEIRO


“O DESPERTAR DA CIDADANIA”

Hino Nacional Brasileiro


1. CLIENTELA

Alunos da EJA – 2ª e 3ª Etapa

2. JUSTIFICATIVA

Diante da inversão de valores morais e culturais, crescentes na sociedade atual e da ausência do espírito de cidadania, vemos a necessidade de encontrar meios que resgatem o patriotismo e respeito à Nação Brasileira.

Como ponto de partida para o desenvolvimento desta “Cidadania”, valorizamos a utilização do Hino Nacional, como ferramenta principal de conhecimento e informação, no processo pedagógico do aluno.

3. ÁREA DE CONHECIMENTO

Proposta multidisciplinar


4. OBJETIVOS

· Despertar o sentimento de amor a pátria;
· Sensibilizar os alunos para a importância dos valores cívicos e do seu papel como cidadão na sociedade brasileira;
· Restabelecer o respeito ao Hino Nacional como dever cívico e cultural;
· Levar o aluno a relacionar a letra do Hino com a História do Brasil, reconhecendo a Independência como libertação do Brasil do domínio de Portugal.


5. ESTRUTURA PROGRAMÁTICA:

Conceituais
- Conhecimento do Hino com entendimento da letra e seu significado

· Respeito ao Hino Nacional, como dever cívico e cultural;
· Conhecimento da História do Brasil, através da letra do Hino Nacional;
· Ampliação do vocabulário;
· Conhecimento da Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971.


Procedimentais

· Cantar o Hino semanalmente no pátio e diariamente em sala de aula;
· Trabalhar a melodia do Hino Nacional;
· Realização da leitura da letra do Hino;
· Leitura da Lei 5.700/1971;
· Identificação das palavras de difícil significado, através de pesquisa;
· Compreensão do Hino, através da interpretação oral e escrita dos versos, relacionando-os com o contexto histórico da época;
· Ilustração da letra, de acordo com as estrofes;
· Elaboração de desenho sob o título “Hino Nacional”;
· Exposição dos desenhos no mural da escola (semana da pátria);
· Desenho e pintura da bandeira brasileira;
· Pesquisa e leitura da biografia do autor da letra do Hino e compositor de sua melodia;
· Trabalhar o Meio Ambiente por meio das estrofes do Hino comparando-o com o contexto atual;
· Trabalhar as cores da bandeira e seus significados;
· Apresentação do musical “Brasil – sonho intenso”.

Atitudinais

· O aluno deverá ser capaz de cantar o Hino com respeito ao “Símbolo Nacional”, compreendendo a letra;
· Levar o aluno a desenvolver de maneira espontânea o amor pela nação e o sentimento de cidadania, tornando-se multiplicador desse patriotismo


8. RECURSOS:

· Som com CD;
· Computador;
· Impressora;
· Lápis e borracha;
· Régua;
· Canetinhas;
· Grampeador;
· Mural;
· Dicionário.


9. AVALIAÇAO:

· Os alunos serão avaliados continuamente, durante toda a duração do projeto, considerando os aspectos principais das disciplinas envolvidas.


10. DURAÇÃO:

· Anual.


11. RESPONSÁVEIS:

· Marilúcia Duran de Paula – Coordenadora pedagógica do turno matutino
· Sabrina Souza de Andrade – Vice Diretora





Projeto Ampliando o Horizonte.




Justificativa.

A humanidade já dispõe de conhecimento e de Tecnologias que podem melhorar bastante a qualidade de vida das pessoas. No entanto não basta melhorar a qualidade de vida de todos os seres vivos, precisamos dar condições para o aprimoramento destas condições. Por isso é necessário ampliar os horizontes de todos em nossa volta.
A Temática da pluralidade cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que conviver no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à críticas às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil um país complexo, multifacetados e algumas vezes paradoxal.
Oferece, também, elementos para a compreensão de que respeitar e valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas, sim respeita-los como expressão da diversidade, respeito que e, em si, devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca sem qualquer discriminação.



Objetivo Geral.


Conhecer a diversidade do patrimônio ético-cultural brasileiro, tendo atitude de respeito para com as pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia.

Objetivos Específicos.

• Valorizar as diversas culturas presentes em nossa sociedade;
• Reconhecer as qualidades da própria cultura, valorizando-as criticamente, enriquecendo a vivência de cidadania;
• Valorizar o convívio pacifico e criativo dos diferentes componentes da diversidade cultural;
• Compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade possível de mudança.

Avaliação.

A avaliação será feita através da participação ativa e o interesse de todos envolvidos no projeto.

Cronograma:


• Viagem de campo, a ser realizada no dia 05/09 – Valendo como atividade cultural e científico.
• Publico alvo – Alunos CEJA (Educação Jovens e Adultos).
• Saída: – 06:00 horas porta do colégio;
• Destino – Cidade de Goiás;
• Chegada – Aproximadamente 20:00 horas do mesmo dia;
• Locação de ônibus cada um no valor de 1000,00 reais;
• Professores envolvidos no projeto:
- História (visita aos museus para melhor compreensão de nossas raízes);
- Artes (arte sagra);
- Literatura (Cora Coralina)
- Matemática (distância: Goiânia/ Goiás);
- Biologia (trilha/Balneário Stº Antônio).



Itinerário Programado.

• A escolha – atividade extra-classe.
- Saída 06:00 horas porta do colégio;
- Chegada à cidade de Goiás 09:00 horas (mercado central);
- Visita ao museu – Conde dos Arcos 09:00 às 09:30 horas.
- Visita ao museu – das Bandeiras 09:30 às 10:00 horas.
- Visita ao museu – da Arte Sagra 10:00 às 10:30 horas.
- Visita a Casa de Cora Coralina 10:30 às 11:00 horas.
• Parada para o almoço livre – 11:00 ao 12:00 horas.
- Compras artesanato local 12:00 às 13:00 horas.
- Retorno ao local do ônibus 13:00 horas.
- Saída para o Balneário Stº Antônio 13:00 horas.
- Saída do Balneário Stº Antônio 17:00 horas.
- Visita ao Bar das Patrícias 17:30 horas. (empadão goiano);
- Retorno à Goiânia 18:00 horas.
- Chegada à Goiânia 20:00 horas porta do colégio.
Custeio.


• OBS: O almoço e a Cachoeira è por conta de cada pessoa do grupo.

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