quarta-feira, 14 de maio de 2008

A escola, os jovens e os adultos: Expectativas, conquistas, atitudes e valores.

Ex - Diretora do CEJA Profª ANÊIDE BORGES , U ma grande Diretora, competente, administradora, idealizadora, mulher de punho forte , lutadora como mulher e gestora...


Os adolescentes e adultos procuram a escola inicialmente, motivados pela expectativa de conseguir um bom emprego, ou então levados pelo desejo de elevação da auto-estima, da independência e da melhoria de vida, como por exemplo, dar bons conselhos aos filhos e ajudá-los nas tarefas escolares, entre outras coisas. Pode se afirmar que o maior motivo pela procura de nossa escola é a necessidade de buscar a sua identidade como ser humano e ser social.
Esse quadro suscita no educador a adoção de formas de relacionamento diferenciadas. Com os adultos ganha destaque a sensibilidade que é considerada prioridade. Trabalhar esta questão significa ajudá-los a vencer a timidez, a insegurança, os bloqueios.
Os adolescentes, em sua maior parte são portadores de frustrações trazidas da escola regular e requerem do educador o resgate da imagem da escola e da sua auto-estima, por vezes exteriorizadas sob forma de indisciplina e auto afirmação negativa.
Quando a escola admite os alunos, ela firma o compromisso de abraçar todos os problemas que eles trazem de casa e na maioria das vezes consegue que estes problemas sejam superados.
No que refere a aprendizagem de valores. consideremos o maior ganho para jovens e adultos, o retorno da auto-imagem, o crescimento da sociabilidade, a vivência de valores democráticos e o desenvolvimento da responsabilidade pessoal visando o bem.
Porque entendemos que educar hoje, não é apenas transmitir conteúdos escolares, mas a obrigação de trabalhar o desenvolvimento do ser total.
Anêide Borges

2 comentários:

CEJA-Universitário disse...

Parabéns pela iniciantiva de divulgar a nossa escola através desse mundo digital,fico emocianada em saber que existe pessoa como você, que sempre faz tudo com muito carinho. Te adoro....Abracos!
Marli catulio
(Gerente de merenda)

Unknown disse...

gostei muito desse blog. valeu