sábado, 24 de maio de 2008

Breve olhar sobre a educação em Goiás


A educação em Goiás tem apresentado alguns avanços nos últimos anos como a implantação da merenda escolar e livro didático para o Ensino Médio e Fundamental, repasse de verbas direto para as unidades escolares, professores em quase sua totalidade com curso superior na disciplina em que leciona, informatização dos dados escolares, maior número de laboratórios de aprendizagem: ciências, informática, rádio escola, línguas, entre outros projetos. Mudança na forma de atuação da SEE de simples fiscalizadora das unidades para espaço de apoio aos gestores e professores. Estas e outras ações tem contribuido de maneira gradativa para melhoria na educação em Goiás.
No entanto, um salto significativo em qualidade só acontecerá quando houver uma efetiva valorização dos profissionais da educação, pois não é possível contribuir para o crescimento das pessoas se você não investe nelas, se não se pensa em como elas vivem, no que elas necessitam. Assim, nós da educação, estamos à espera de líderes que deixem seus discursos de lado e partam para a prática no que diz respeito à valorização dos profissionais da educação.
Hoje, a maioria dos professores da rede pública recebe um salário insuficiente para sua sobrevivência com uma jornada que fere os princípios constitucionais, situação que dificilmente é percebida por nossos líderes que recebem uma quantia no mínimo 12 vezes maior.
Sabemos que atualmente as contas estaduais não permitem um salário digno para os educadores, aliás nunca permitiram. E, enquanto não tivermos Secretários da Educação, governadores e deputados que lutem não apenas para encaixar a educação no orçamento, mas para proporem um mudança estrutural profunda nas preferências dos gastos públicos, jamais conseguiremos esta vitória. Uma família com dificuldades fincanceiras só consegue que seus filhos consigam estudar e crescer na vida se abrirem mão de muitas outras coisas para investirem tudo na educação. Dificilmente um Estado representado nos seus três poderes abriria mão do grande volume de dinheiro público, que deveria ser usado para melhorias voltados a sociedade, e que hoje servem em quase sua totalidade para o enriquecimento e luxo de um grupo seleto de pessoas.
É inadimissível que a sociedade acredite que segurança se adquire com investimento em policias ou juízes. Que num estado que não tem condições de reformar escolas se invistam milhões em uma Vila Cultural cujo principal objetivo é político, que escolas fechadas por falta de estrutura renasça com alto investimento feito pelo poder público como centro formação voltada para segurança pública, que milhões sejam gastos em obras e asfalto deixando de lado o futuro de crianças, jovens e adultos. São estas e outras coisas que não consigo entender.
Resta-nos a esperança e a luta diária de nós, professores, para formar estes líderes de que a sociedade tanto precisa e espera.

Prof. Fernando Soares Coutinho
Diretor do Centro de Educação de Jovens e Adultos

Um comentário:

blogsmariahelena disse...

Este jovem está há pouco tempo na direção desta Unidade Escolar e todos que têm um pouco de sensibilidade perceberam que a humildade e sabedoria dele foi a causa de tanto sucesso. A História ainda estudará esse ""Fe"nômeno".