quinta-feira, 23 de outubro de 2008

PROJETO LEITURA




Público Alvo:
Alunos do Ensino Fundamental
e Ensino Médio.Período: 2008
Autoria e Coordenação: Professora Maria Helena de Mendonça
Colaboração: Bibliotecárias: Márcia Libânea, Facione
Equipe de Língua Portuguesa: Maria Eliane, Maria Terezinha, Maristela, Terezinha Evangelista
Envolvidos: Todos os professores de todas as áreas


A importância de ler
(Marcelo Barra e Mauri de Castro)



Lendo, solto a imaginação
Aprendo tanta coisa
Amplio a visão
Lendo conheço muita gente
Aprendo a respeitar quem é diferente

Lendo, visito outras nações
Conheço outros povos
Sinto tanta s emoções
Lendo conheço outra ética
Conheço outra ótica
Aprendo outra estética

É na leitura
Que viajo o mundo inteiro
Sem sair de casa
Sem gastar dinheiro
Na leitura a gente pode perceber
Que o conhecimento
É o melhor lazer

Lendo participo da aventura
Quanto mais eu leio
Adquiro mais cultura
Aprendo as leis dessa nação
Meus direitos e deveres
Sou mais cidadão
Sei o que me satisfaz
Tenho o mundo em minhas mãos

Sou livre e posso mais
Lendo tenho tudo a meu dispor
Aumento a minha chance de ser
Um vencedor



INTRODUÇÃO

Acreditamos que o hábito da leitura pode ser adquirido em qualquer época da vida do estudante. Nossos alunos, jovens e adultos, em sua maioria trabalhadores , não tiveram uma formação ou preparação para essa habilidade tão imprescindível em suas vidas. Os livros são seus aliados nessa luta pelo desenvolvimento, crescimento. A leitura é indispensável para o conhecimento das várias formas de expressão, enriquecimento de vocabulário e também diversão.


JUSTIFICATIVA
Esse projeto foi idealizado tendo em vista a necessidade de incentivar o aluno (jovem e adulto) a adquirir o hábito de leitura, uma vez que a maioria se encontra com dificuldade de concentração, raciocínio lógico, exposição do pensamento, tanto na escrita quanto na exposição oral. Muitos alegam que a ausência desse hábito está relacionado ao custo do livro e para desmistificar essa idéia tão comumente disseminada iremos divulgar as diversas bibliotecas públicas que fazem empréstimos gratuitos, inclusive a nossa e propor repensar a prática da leitura. Vamos também divulgar sites que disponibilizam de biblioteca virtual e outras formas de facilitar o acesso ao livro literário.Ainda queremos com este projeto que a leitura extrapole o ambiente escolar, desvinculando-o da didatização.

OBJETIVOS
O presente projeto tem por objetivos:Oferecer livros dissociados da obrigação;
Minimizar os danos sofridos pela ausência desse hábito ao longo da vida ;
Incentivar a aquisição desse hábito.


METODOLOGIA
*Procedimentos de Desenvolvimento do TrabalhoAs etapas do trabalho consistem em:

a - divulgação da Olimpíada de leitura ;
b – inscrição dos alunos participantes;
c -publicação de cartazes com sugestões de títulos de livros;
d- sensibilização de todos os docentes para a importância desse projeto;
e- divulgação do resultado e entrega da premiação;
f- organização da biblioteca na escola;
g – busca de patrocínio de livros nas editoras ;
h – arrecadação de livros doados por alunos e comunidade em geral.

A ESCOLHA DO LIVRO

O aluno terá liberdade de escolher o livro a ser lido, desde que estejam enquadrados na modalidade narrativa. A restrição se deve por ser uma modalidade bastante extensa e também pelo pouco tempo disponível das pessoas envolvidas no projeto para atividades extras . Serão apresentados vários títulos e seus autores como sugestões, mas nada impede que o aluno busque outros.




CRONOGRAMA:

Meses de setembro e outubro: divulgação e incentivo aos alunos para participarem do projeto.
Do dia 24 ao dia 27 de Novembro – recolhimento das fichas de leitura.
Do dia 1º ao dia 03 de Dezembro – avaliação e classificação das fichas de leitura.
Dia 04 de Dezembro – entrega dos resultados e premiações.

Avaliação:

Avaliação das fichas pela comissão julgadora: Equipe de Língua Portuguesa.
Auto-avaliação com ficha própria.

Centro de Educação de Jovens e Adultos
Ficha de auto-avaliação


1 - Compreensão do conteúdo lido:
( ) ótimo ( ) bom ( ) ruim
2 – Aproveitamento do tempo para a leitura durante a olimpíada:
( ) ótimo ( ) bom ( ) ruim
3 – Elaboração dos comentários dos livros lidos:
( ) ótimo ( ) bom ( ) ruim




Centro de Educação de Jovens e Adultos
Aluno:_____________________________período e turma:________turno:_______
Fichamento Literário
Marque com “X” a modalidade de texto escolhida:
( ) romance ( ) conto ( ) crônica ( ) fábulas ( ) outros
Nome ou título da obra:__________________________________________________________________
Autor:_________________________________________________________________
Transcreva do que você leu os seguintes elementos:
Enredo:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Espaço(onde?):______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Tempo(quando?):______________________________________________________________________________________________________________________________
Personagens principais e suas características:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Clímax:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Desfecho:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comente o que você achou mais interessante na história:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________



Biblioteca Virtual

Vinculada à:

Biblioteca Municipal Cora Coralina
Possui computadores ligados em rede, com ADSL, acessível à comunidade em geral para pesquisas e e-mail.Aberta de segunda a sexta, das 8 às 18 horas.Endereço: Coreto da Praça Joaquim Lúcio, Campinas.Telefone: (62) 524-1976

Biblioteca Central da UCG
Aberto de segunda a sexta, das 7:00 às 22:00 horas e no sábado, das 8:00 às 12:00 horasEndereço: Rua 226 esquina com Rua 235, Área I, Setor Leste UniversitárioTelefone: (62) 227-1111

Biblioteca Central da UFG
Aberto de segunda a sexta das 7:30 às 22:00 horas e no sábado, das 8:00 às 18:00 horasEndereço: Campus SamambaiaTelefone: (62) 821-1151/821-1116

Biblioteca do Centro de Formação Integral
Aberta de segunda a sexta, das 7h30 às 17 horas.Endereço: Rua H-125, Qd. 157, Vera Cruz 1, Aparecida de Goiânia.Telefone: (62) 518-3002.

Biblioteca Marietta Teles Machado
Aberta de segunda a sexta, das 8:00 às 22:00 horasEndereço: Av. Universitária, S/N, Praça Universitária, Setor Leste Universitário

Indicações de sites para leitura:
http://www.portaldetonando.com.br/forum
http://ebooksgratis.com.br/
http://ebooksgratis.com.br/


PREMIAÇÃO:

Categorias:
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Para cada turno e de acordo com cada categoria os alunos receberão:
1º lugar: Um kit de seis livros literários e uma medalha.
2º lugar: Um kit de quatro livros literários e uma medalha.
3º lugar: um kit de três livros e uma medalha
Todos os participantes receberão um Certificado de Leitor.
Centro de Educação de Jovens e Adultos
Inscrição para participar da Olimpíada de leitura
Nome:_________________________________Turma:____Turno:___

Nenhum comentário: